top of page

Viver é fazer a diferença

Enfrentar desafios é uma das atividades que impulsiona o ser humano, que mantém as pessoas em constante movimento, porém alguns desafios são mais pesados do que outros, alguns são mais impactantes do que outros. E quando esse desafio vem a ser a luta contra o câncer, dobram-se os esforços para combater esse obstáculo, muitas vezes devastador, que se coloca na vida de tantas pessoas.

 

Elaine Barros é uma dessas pessoas que vivem para fazer a diferença na vida de outras. Natural de Campina Grande, hoje, aos 32 anos de idade, Elaine trabalha na Associação Esperança e Vida (A.E.V). Instituição sem fins lucrativos que se propõe a dar suporte a portadores de câncer, além de tentar conscientizar a sociedade através de ações que buscam oferecer auxílio e conforto aos usuários.

 

Bacharel em serviço social, Elaine formou-se em 2006 pela Universidade Estadual da Paraíba, e começou a fazer parte da equipe A.E.V dois anos após. Atualmente assistente social da A.E.V, ela começou a trabalhar na equipe de telemarketing da mesma até exercer a função de assistente social, que abrange uma área de atuação mais extensa. Infelizmente ainda há muitos casos de pessoas que perdem essa luta por não receberem assistência alguma, e até não saberem como proceder diante de tal doença. Porém são iniciativas como a de Elaine que fazem toda a diferença na vida dos cidadãos campinenses que são beneficiados pela Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Esperança e Vida.

 

Ela conta que para trabalhar nessa área, é preciso ser profissional e ser humano, deve haver um equilíbrio. Elaine afirma ainda que é muito importante a ação voluntária, desde que haja compromisso e responsabilidade com a causa.  Além do auxílio psicológico, a instituição oferece fisioterapia, cestas básicas, medicamentos e atividades recreativas desenvolvidas por voluntários.

 

São ações como as da A.E.V que promovem o bem-estar numa situação tão frágil e delicada como a luta contra o câncer que mostram como é importante o trabalho de algumas pessoas como Elaine, que não medem esforços para ajudar o próximo. A Associação Esperança e Vida busca viabilizar necessidades básicas, orientar os usuários, bem como criar mecanismos para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de câncer.

 

Conheça um pouco do trabalho desenvolvido por Elaine juntamente com a instituição A.E.V.

 

Entrevista produzida por:

Geovanna Teixeira
Thaíse Ariadne

 

19/12/2015

bottom of page