top of page

"Eu já gostava de música, mas como eu me inseri no cenário católico, então a música católica tornou-se realmente a minha paixão e minha missão"

​

  Lívian Farias  

A música como instrumento de evangelização  

A cantora Lívian Farias Bezerra Souza nasceu no dia 01 de julho de 1982, em Campina Grande - PB, onde reside atualmente. É casada há oito anos com Wellington Eugênio de Souza e mãe de Davi William Farias de Souza, de três anos. Lívian é funcionária pública no município de Lagoa Seca (PB), exercendo o cargo de técnica em Saúde e Segurança do Trabalho. Atualmente participa, juntamente com o esposo, do grupo de oração “Avivar”, da Comunidade Nossa Senhora das Dores, na Paróquia Sagrada Família.

 

A jovem cantora iniciou sua trajetória na música católica há 15 anos, em um Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica (RCC) atuante em sua paróquia. Participando do Grupo de Oração Católicos Renovados no Espírito Santo (CRES), Lívian Farias aprendeu a tocar violão, cantar e animar missas e momentos de oração.

 

O início da vida dedicada a Deus foi marcada por grandes batalhas. Filha de pais separados e católicos não praticantes, Lívian possuía apenas o Batismo e, consequentemente, se encontrava longe dos desígnios de Deus, levando uma vida envolvida com festas mundanas e práticas impróprias para o verdadeiro cristão; contudo sentia um grande vazio dentro de si.

 

Aos 15 anos, Lívian recebeu o convite para participar de um Grupo de Oração da RCC. Logo em seguida, fez o Seminário de Vida no Espírito Santo, o que mudou a sua história completamente. Lívian Farias teve o coração inundado pelo pleno amor de Cristo, e este fato foi decisivo para o seu aprofundamento na fé cristã, na experiência diária com a Palavra de Deus, com os sacramentos e o amor à Igreja.

 

A partir desta experiência, o Senhor foi confiando mais e mais a Lívian, até chegar ao ponto de ela ser chamada para coordenar, primeiramente, o ministério de música do Grupo de Oração CRES e, em seguida, o próprio grupo de oração, na época, na matriz da Paróquia Sagrada Família. Além disso, Lívian foi convidada a ser membro do Ministério de Formação do Grupo CRES.

 

Sua vivência comunitária contribuiu para a divulgação do seu trabalho, o que culminou no convite para participar da gravação de álbuns de outros artistas católicos, como Segue-me, dos Seminaristas da Diocese de Campina Grande; É Pra Sempre o Meu Sim, da Comunidade Católica Remidos no Senhor. Lívian ainda participou do Festival Adoração e Vida, como interprete, ficando entre os semifinalistas. Ela interpretou a música Bem Maior, de composição do maestro João Valter Ferreira Filho.

COM A PALAVRA - Com quantos anos você despertou para a música?

LÍVIAN FARIAS - Com 17 anos de idade.

 

C. P - Diante do elevado portfólio de estilos musicais, porque a escolha pela música católica?

LÍVIAN - Na verdade, a música católica que me escolheu (risos). Na verdade porque foi Deus que pediu. E a música, eu me identifiquei com ela, na caminhada na Renovação Carismática Católica (CRES), onde tive um encontro pessoal com Deus. Então ela foi me envolvendo. Eu já gostava de música, mas como eu me inseri no cenário católico, então a música católica tornou-se realmente a minha paixão e minha missão.

 

C. P - Qual a maior inspiração para cantar e compor?

LÍVIAN - A maior inspiração é anunciar a palavra de Deus e anunciar o evangelho. A necessidade de anunciar, de levar, de dizer que Jesus é bom, que vale a pena ser de Deus. E a inspiração é a unção do Espírito Santo que a gente chama e diz: Vem Espírito Santo. Ele vem e ele mesmo compõe em nós.

 

C. P - Você recebe incentivos financeiros para continuar no “mundo” da música?

LÍVIAN - Nenhum (risos). Porque eu queria tanto uma pessoa que chegasse e dissesse: eu quero investir na missão, eu quero patrocinar. Mas, infelizmente, as pessoas ainda não tem essa visão. Então eu vou caminhando com meus recursos próprios, com algum recurso de CD que eu vendo. Inclusive o recurso do CD RENOVA é para o novo projeto, num é pra tá usufruindo dele. Então é muito difícil a parte financeira, sempre pesa no nosso ministério (pastoral/grupo) de música pra pagar local de ensaio, pra transporte. É muito complicado, mais vamos indo. 

 

C. P - Quantos shows você faz por mês e em média quantos ao ano?

LÍVIAN - Varia muito. No mês, eu faço uns 3 shows. Por ano mais ou menos uns 40. É porque quando diz show, não conta com pregações e missas que são muitas.

 

C. P - Quais as cidades por onde você passou levando sua música?

LÍVIAN - Foram muitas. Campina Grande, João Pessoa, Remígio, Esperança, Areal, Pombal, Souza, Gado Bravo, Aguiar e outras. Até então, todas aqui no Estado da Paraíba.

 

C. P - Qual o maior desafio de cantar músicas católicas?

LÍVIAN - O maior desafio é a cultura das pessoas. Por que não são todos que curtem a música católica. A música evangélica gospel tá bem em andamento, mas a música católica está entrando no gosto das pessoas aos poucos. Nós vemos que tomou a frente: Padre Marcelo Rossi, Padre Fábio de Melo, Rosas de Saron, Anjos de Resgate. Então, vemos que a música, o cenário da música católica está crescendo agora. Concluo dizendo que a maior dificuldade é a expansão da música católica em si que está começando agora.

 

C. P - Você pensou em desistir dessa missão. O que te motivou/motiva a continuar?

LÍVIAN - Em muitos momentos, quase sempre (risos). Assim... quase sempre não, não vou exagerar. O que me motivou a continuar foi a questão mesmo do chamado de Deus, porque quando Deus chama, por mais que agente queira voltar não dá para voltar. É como um barco que está no alto mar, não dá mais pra voltar. O mar é Deus, o barco sou eu e o vento que me leva é o amor de Deus. Então é a motivação, é o próprio chamado de Deus que não deixa.

 

C. P - O que você tem a dizer para aquelas pessoas que queiram enveredar no mundo da música católica?

LÍVIAN - Rezar (risos). A primeira coisa é saber se é a vontade de Deus, por que não é simplesmente você dizer: eu vou gravar um CD. Para iniciar minha carreira não foi com a gravação do CD. Eu sou uma missionária, antes de ser artista. Então pra quem quer, tem que saber se é a vontade de Deus. Se Deus diz que é a vontade dele, não tenha medo. E está precisando do anúncio da palavra de Deus, então isso se chama ousadia. Tem que ser ousado e saber que Deus que leva, que Deus que faz, é Deus que faz crescer.

 

C. P - Qual a frase que resume Lívian Farias?

LÍVIAN - Já não seremos os mesmos se tua graça nos alcançar.

 

Foto: Divulgação

Um sonho conquistado

Entrevista produzida por:

Cleide Dias

Débora Dias

Juliana Marques

Laura Andrade

 

19/12/2014

bottom of page